FAQ - Perguntas frequentes

  1. O que é uma observação?

    Observação é o registro de UM evento visualizado em área natural, agrícola ou urbana, de interação entre UMA planta e UM animal.

  2. Como faço para participar do sistema?

    Basta você fazer seu cadastro aqui.

  3. Quais informações são de preenchimento obrigatório para enviar uma observação?

    Você deve submeter, pelo menos, UMA foto do animal interagindo com a planta, UMA foto da planta, a data, a localidade e a hora da observação, e indicar a qual grupo o animal fotografado na interação pertence. Sem estas informações não é possível completar o formulário.

  4. Como é uma boa foto para enviar ao sistema?

    As principais características de uma boa foto são a boa iluminação e o foco. Fotografias com animais e plantas desfocados impedem a identificação pelos especialistas. Antes de sair para o campo em busca de interações, confira aqui mais dicas de como tirar uma boa fotografia e tire tantas fotos quanto quiser para escolher as melhores!

  5. Como ocorre o preenchimento das coordenadas geográficas?

    Se as fotos foram feitas com a localização (GPS) da câmera ativada, o sistema identifica as coordenadas associadas à imagem automaticamente. Caso tenham sido feitas com a localização desativada, você deve usar o mapa para indicar onde foi feita a observação. Para isso, basta aumentar o zoom do mapa, clicar no local de observação e, assim, será desenhado um ponteiro, que pode ser arrastado para melhor indicar a localização. As coordenadas geográficas são coletadas da localização do ponteiro. A localização é obrigatória e essencial para o monitoramento, pois a partir desses dados podemos identificar onde as espécies ocorrem e como estão distribuídas.

  6. Fiz mais de uma observação distinta de interação animal-planta, como devo incluí-las no sistema?

    Para cada observação, você deve preencher o formulário uma vez. No caso de observar, por exemplo, três eventos distintos de interação animal-planta, então deve preencher três vezes o formulário.

  7. Como guardião, posso fazer a identificação das espécies fotografadas em minhas observações?

    Sim. Seu conhecimento é muito importante, no entanto, todas as observações são submetidas à avaliação dos especialistas. Veja "Por que um especialista precisa validar a minha identificação?" abaixo.

  8. Fotografei uma interação, desejo enviar ao sistema, mas só conheço o nome popular das espécies observadas. Posso enviá-la mesmo assim?

    Sim. Conhecer a variedade de nomes populares das espécies existentes é uma forma de registrar o conhecimento popular. Incluindo o nome popular da(s) espécie(s) você está contribuindo para o registro sistemático da nossa cultura e história.

  9. Por que um especialista precisa validar a minha identificação?

    Frequentemente a classificação dos nomes científicos muda e os especialistas são profissionais que contribuem e atualizam estas mudanças na classificação das espécies. Devido a isto, as identificações realizadas pelos guardiões no sistema são submetidas à validação.

  10. Como faço para colaborar como especialista?

    Basta você fazer seu cadastro aqui. Primeiro você deve preencher seus dados pessoais em cadastro de guardião e concordar com os termos de uso do sistema. Adicionalmente, você deve concordar com os termos de uso para o especialista, disponibilizar um currículo, marcar os grupos taxonômicos em quais quer colaborar com identificações e apontar se deseja, e com qual frequência, receber notificações por e-mail sobre observações que necessitam de identificação ou validação. Antes de colaborar como especialista, seu pedido precisa ser aprovado pelo administrador.

  11. Qual o papel de um especialista?

    O especialista é um voluntário com dupla atribuição. Ele pode submeter fotos ao sistema como um guardião, mas também contribui com a identificação taxonômica e validação dos dados que são submetidos.

  12. Sou um especialista cadastrado como colaborador na identificação de abelhas. Posso ter acesso às observações de outros grupos de animais e plantas que necessitam de identificação, mesmo sem possuir cadastro nesses grupos?

    Sim. O cadastro em grupos taxonômicos é necessário para nos ajudar a localizar os especialistas e direcionar a eles os registros de animais e plantas observados que necessitam de identificação ou validação. O cadastro nos grupos, portanto, é simplesmente uma forma de filtrar os registros que serão notificados aos especialistas por e-mail e também mostrados na página do usuário assim que entrarem no sistema. No entanto, o sistema permite a todos os especialistas buscar por todas as observações que necessitam de identificação ou validação, chamadas de pendências no sistema.

  13. Como especialista, tive acesso a uma observação formada por um animal e planta dos quais não sei a identificação. No entanto, conheço especialistas que podem colaborar com a identificação dos espécimes na observação. É possível notificá-los?

    Sim, o próprio sistema permite que um especialista já cadastrado notifique outros especialistas, cadastrados ou não no sistema, pedindo a identificação ou validação dos nomes científicos de espécimes fotografados nas observações. A notificação é feita por e-mail e encontra-se na lista de observações enviadas ao sistema: ao editar a observação, basta clicar em notificar.

  14. Um especialista pode ser um guardião?

    Pode e é um guardião. Veja "Qual o papel de um especialista?" acima.

  15. Como guardião, posso apagar uma observação? E como especialista?

    Tanto o guardião quanto o especialista podem apagar suas observações. No entanto, podem apagar do sistema somente suas observações que ainda não passaram pela validação de especialistas.

  16. Como guardião, posso mudar a identificação de uma observação quando ela foi validada por um especialista?

    Sim, porém você pode fazer uma nova identificação somente para as suas observações. Feita a nova identificação, ela fará parte do sistema somente após validação por um especialista. Entenda "Por que um especialista precisa validar a minha identificação?" acima.

  17. Para ter acesso às observações registradas no sistema preciso possuir cadastro?

    Não, qualquer pessoa pode ter acesso às observações registradas pelos guardiões sem possuir um cadastro no sistema. No entanto, para enviar uma observação, é necessário que você faça o cadastro.

  18. Como os dados submetidos ao sistema pelos guardiões podem ser úteis?

    O monitoramento da interação animal-planta ao longo do tempo e do espaço irão subsidiar pesquisas sobre o efeito de mudanças climáticas, por exemplo, nas espécies, populações e comunidades. Estes dados também irão ajudar no registro de espécies novas e raras.

  19. O que significa explorar as observações?

    Explorar as observações significa buscar pelos registros de interação enviados ao sistema pelos guardiões e poder analisá-los visualmente na forma de fotos, mapa, listas, gráficos e tabelas, de acordo com os critérios de busca do usuário.

  20. Sou coordenador de um projeto que objetiva documentar interações animal-planta. Como faço para incluir a área de atuação do meu projeto?

    Entre em contato no fale conosco no rodapé dessa página que daremos as informações necessárias.

  21. Tirei fotos ano passado, posso submetê-las ao sistema?

    Sim. É muito importante ter registros da interação planta-animal pretéritos ao lançamento do sistema. Veja "Quais informações são de preenchimento obrigatório para enviar uma observação?" acima.

Guardiões da Biodiversidade, 2018 fale conosco