Sobre o sistema

O sistema tem por objetivo prover um ambiente onde pessoas possam compartilhar suas fotos, informações e conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, com foco na interação animal-planta. As fotos e informações associadas podem ser enviadas diretamente no sistema online ou por meio de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis, o qual permite também registrar as interações em tempo real. Além disso, o sistema permite que as informações compartilhadas possam ser exploradas e analisadas visualmente na forma de listas, gráficos e tabelas, de acordo com os critérios de busca do usuário. As imagens e dados associados são de acesso livre e aberto a todos os interessados que também podem contribuir com suas críticas e sugestões, identificando erros e propondo novas formas de visualizar o conteúdo. Todo usuário também poderá denunciar imagens impróprias ou inadequadas ao objetivo do sistema. Os parceiros que colaboram com a construção do sistema são:
  • guardiões: são voluntários interessados em fotografar interações entre animais e plantas e compartilhar as fotos e informações associadas através de um sistema público de informações. Cada guardião é responsável pelos seus registros de interação, tratados no sistema como observações, podendo inserir, editar ou apagar os seus dados online. Os guardiões também podem fazer a identificação das espécies observadas em seus registros, porém ela precisa ser validada por um especialista cadastrado no sistema.

  • especialistas: são voluntários especialistas em determinados grupos de plantas ou animais, responsáveis pela identificação das espécies documentadas no sistema, atribuindo a elas o nome científico aceito pela ciência, ou pela validação da identificação quando esta é feita pelo guardião. Um especialista pode também ser um guardião.

O sistema, por ser de acesso livre, também permite que usuários não parceiros tenham acesso às observações registradas, suas informações associadas e ferramentas de análise.
Observado em 16-08-2023, Nossa Senhora da Glória, Sergipe, Brazil
Fotografado por Arina Conceição Barreto
denunciar

Observado em 28-09-2022, Nossa Senhora da Glória, Sergipe, Brazil
Fotografado por Clenison Marques Santos Pereira
denunciar

Observado em 04-10-2023, Nossa Senhora da Glória, Sergipe, Brazil
Fotografado por Fillipe
denunciar

Observado em 14-09-2023, UFS - CAMPUS SERTÃO, Nossa Senhora da Glória, Sergipe, Brazil
Fotografado por Ana Beatriz Rodrigues de Melo
denunciar

Guardiões da Biodiversidade, 2018 fale conosco